Cearte e Lemi lançam curta de Musicalização Infantil

publicado: 06/11/2019 15h24, última modificação: 06/11/2019 15h35
musicalização infantil edit 1.jpeg

O Centro Estadual de Arte da Paraíba (Cearte), em parceria com o Laboratório de Educação Musical Infantil da UFPB (Lemi), lança nesta sexta-feira (8), às 18h, o curta-metragem “Fazendo música nos primeiros anos de vida”. O evento acontecerá no Cinema Aruanda, localizado no CCTA da UFPB, e é aberto ao público. Após a exibição, será feita uma conversa sobre o projeto, desafios e perspectivas futuras.

O curta tem duração de 21 minutos, realização de Carlos Marques e Marta Sanchís, que também coordena o projeto, e é produto do trabalho realizado pela Musicalização Infantil do Cearte, cujo principal objetivo é desenvolver na criança a sensibilidade para ouvir e fazer música.

Histórico - O projeto da Musicalização Infantil chegou na Paraíba em 2010 através da professora Caroline Brendel Pacheco, que fundou o LEMI junto a professores da rede pública e estudantes dos cursos de Música da UFPB. Desde então, centenas de bebês e crianças vêm se desenvolvendo musicalmente através das aulas planejadas neste laboratório de educação musical infantil. O processo de descentralização começou em 2015 e em 2017 foi iniciada a parceria com o Cearte.

No segundo semestre de 2017, semestre inaugural do curso, foram oferecidas 144 vagas apenas no Centro, e desde então novas famílias têm sido envolvidas por esse trabalho, demonstrando um alcance singular em todos os cinco semestres. Hoje, a Musicalização Infantil do Cearte conta com doze turmas com cerca de 17 alunos cada, atendendo em média 200 famílias. Oito turmas acontecem no Cearte – na Escola de Dança, que funciona no Espaço Cultural, e quatro turmas no Centro, no Grupo Escolar Thomas Mindello, sede da instituição, tendo dois professores presentes em cada sala.

A Equipe - A equipe das aulas é formada por seis professores especializados no ensino de música para a educação infantil, e com experiência no processo de musicalização infantil em distintos espaços da cidade. Além desses, possui três monitores, que aprendem e auxiliam na observação e avaliação das aulas; uma secretária e uma coordenadora, mestre em etnomusicologia.

O Curta - O curta-metragem foi produzido pela equipe Lemi-Cearte e conta com depoimentos das famílias envolvidas no projeto e da equipe realizadora do mesmo. Com olhar sensível para os processos de envolvimento musical das crianças que participam das aulas, o vídeo se propõe a fortalecer e promover a continuidade da musicalização infantil do Cearte, mostrando os impactos no desenvolvimento das crianças, nas rotinas familiares e na sociedade como um todo.

Serviço:

Lançamento do curta-metragem “Fazendo música nos primeiros anos de vida”

Local: Cinema Aruanda CCTA UFPB

Entrada gratuita.