Campeã Nacional: Rádio Tabajara leva Prêmio do Banco do Nordeste de Jornalismo 2023 com Série de Reportagens

publicado: 31/07/2023 13h43, última modificação: 31/07/2023 14h53

A Série de Reportagens "Na Paraíba o Agro não é pop, não é Tech, mas é tudo... para muitos" foi a vencedora do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2023, na Categoria Nacional de áudio. A reportagem do Jornalista e radialista Marcos Thomaz, com produção de Fernanda Gonçalves, edição de João Lira e Marcos Paaki foi veiculada em quatro episódios, narrando os modelos agropecuários paraibanos com foco principal na agricultura familiar, responsável por 90% da produção estadual.

A premiação foi entregue pelo Superintendente de Agronegócios e Micro finanças Rurais do BNB, Sérgio Machado, no evento ocorrido em Fortaleza (CE), que reuniu os finalistas da competição. Ao receber o prêmio Marcos Thomaz reforçou o trabalho realizado em equipe e celebrou aquele reconhecimento. “Me sinto muito honrado por este momento, agradeço a confiança da família Rádio Tabajara, em especial em nome dos colegas que compartilharam, me ajudaram a transformar esse material num projeto real e à minha família, por todo apoio e compreensão”, completou.

Já para Fernanda, todo o trabalho desenvolvido na produção foi intenso e já muito gratificante, desde o início. “O meu maior prêmio foi ter o privilégio de conhecer tantas histórias de vida incríveis que inspiraram a nossa equipe a produzir um trabalho que ecoou as vozes de grandes seres humanos do campo e o resultado acabou sendo essa grande premiação”, celebrou.

João Lira destacou a alegria por participar deste material. "É uma satisfação fazer parte da equipe vencedora e ter nosso trabalho reconhecido dessa maneira em um prêmio tão importante", disse. E Paaki, ainda estagiário na emissora destacou sua alegria pela oportunidade de compor a equipe. "Agradecer pelo reconhecimento e que venham mais e mais premiações", desejou.

A série traz destaques das culturas locais, índices econômicos, métodos produtivos, tecnologia, acesso à crédito, mas principalmente com foco nas histórias de vida das pessoas envolvidas nesse universo agrário, aqui na Paraíba. Uma série que buscou mostrar a radiografia do setor econômico que põe comida na mesa dos paraibanos todos os dias.

Ela ainda retrata um olhar humano sobre as "dores e flores" dos homens e mulheres dos campos da Paraíba, como a personagem Cleide que, expulsa de casa, pariu o primeiro filho em meio à plantação de abacaxi, durante uma enxurrada, e da enxada criou todos os filhos e netos.

Prêmios já conquistados – A equipe de jornalismo da Rádio Tabajara, que integra a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) já conquistou vários prêmios. No final do ano passado, a jornalista Cibelly Correia, repórter da Rádio Tabajara, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, edição 2020, em solenidade conjunta com a edição bienal 2021/22.

Já a jornalista Evellyn Lima, repórter da Rádio Tabajara conquistou a 6ª edição do ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’, na categoria Profissional da Imprensa. Em 2021, o atual gerente de esportes da Rádio Tabajara, Iago Sarinho venceu duas vezes no “Prêmio Semear Internacional de Jornalismo”, levando o primeiro lugar na categoria rádio e o terceiro na categoria jornal.

Outros seis troféus vieram para emissora no 1º Prêmio Unimed de Jornalismo 2022, na categoria rádio, quando a Tabajara conquistou o 1º lugar, com a reportagem ‘Corrida de rua: um esporte acessível e democrático’, de Evellyn Lima; o 2º lugar, com a reportagem ‘Aposentados João Pessoa’, de Beth Menezes, e o 3º lugar, com a reportagem ‘Ato de doar’, de Wellington Sérgio.

O Jornal A União, veículo de comunicação impressa da EPC também levou dois prêmios na categoria fotografia para Marcus Antonius e um na categoria de Texto, da jornalista Lucilene Meireles. Foram 79 inscrições, sendo 58 profissionais de diversos meios de comunicação e faculdades de Jornalismo. O prêmio teve como tema “Saúde e Qualidade de Vida em João Pessoa” e foi realizado como parte das comemorações dos 50 anos da Unimed JP.

Paraíba no BNB de jornalismo 2023 - Além da Rádio Tabajara, o Prêmio do Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2023 ainda contemplou outra produção paraibana, que foi a televisiva, levando o prêmio na Categoria Estadual, com a matéria intitulada “Energia Nossa - Segunda Temporada” das TVs Cabo Branco e Paraíba, que tem como autores: Laerte Cerqueira, Thiago Ferreira, Eisenhower Almeida e Othávio Farias.

Sobre o Prêmio BNB - O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional é promovido desde 2003 e tem por objetivo potencializar a visibilidade de ações capazes de promover o desenvolvimento regional, com sustentabilidade. Concorrem nesta edição produções jornalísticas veiculadas entre 1° de janeiro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023 que retratem ações e projetos situados na área de atuação do BNB, que compreende a Região Nordeste, parte de Minas Gerais e parte do Espírito Santo. A edição 2023 do Prêmio traz como foco para o Grande Prêmio Nacional o subtema "A importância do agronegócio para o desenvolvimento regional".

Ouça os quatro episódios da série:

"Na Paraíba o Agro não é pop, não é Tech, mas é tudo... para muitos"

Acessando o link.