Notícias

Brasil cai em ranking do Banco Mundial

publicado: 24/10/2019 14h05, última modificação: 24/10/2019 14h05

O levantamento do Banco Mundial aponta que o Brasil caiu no ranking que mede a facilidade para fazer negócios. O país passou da 109ª posição em 2018 para a 124º neste ano. O relatório anual "Doing Business" mede o impacto das leis e regulações e da burocracia no funcionamento das empresas. Entre os itens avaliados estão o número de dias gastos na abertura de empresas, no pagamento de impostos, na obtenção de alvarás de construção, na conexão com a rede elétrica e no registro de uma propriedade, na obtenção de crédito e na execução de contratos e resolução de insolvência.

O país melhorou em 3 dos 10 itens avaliados: abertura de empresas, registro de propriedades e resolução de insolvências na Justiça. O Banco Mundial destaca no estudo que as economias mais atrasadas nesse tipo de reforma são as de países da América Latina e Caribe, e da África Subsaariana.

O primeiro lugar do Doing Business foi ocupado pela Nova Zelândia, seguida por Singapura e Hong Kong. O Brasil ficou bem atrás de países como China (31º colocado), Turquia (33º), Chile (59º) e México (60º). Por outro lado, ficou à frente de vizinhos como Argentina (126º) e Venezuela (188º).

registrado em: