Notícias
Banda base ajusta os últimos detalhes para ensaios com os classificados para o VI Festival de Música da Paraíba
Na reta final para a sexta edição do Festival de Música da Paraíba a banda base, responsável por acompanhar cada artista na apresentação e defesa das canções competidoras, ajusta os últimos detalhes para as eliminatórias nos próximos dias 26 e 27 de maio, sexta e sábado desta semanada.
Os instrumentistas já se reuniram para os ensaios entre eles para determinar a distribuição das músicas para os arranjadores, liderados pelo músico, diretor e arranjador Sérgio Gallo, que destacou os trabalhos já realizados pela equipe para esta edição do festival.
“Já houve a finalização dos arranjos, semana passada aconteceu o ensaio da primeira eliminatória, esta semana ocorreram os da segunda eliminatória, com a gravação dos guias e encaminhamento para os compositores e intérpretes, para que, nos ensaios na próxima semana, em Cajazeiras, todo mundo esteja sincronizado”.
Participam da equipe de Galo, Emanoel Barros (trompetista), Gilvando Azeitona (trombonista) e Arimatéia Veríssimo (saxofonista). Após cinco edições, a banda já tem muita experiência em como trabalhar com os artistas, pontuou Sérgio. “Funciona como uma seleção, a gente tem que dar uma segurança aos compositores, então além da importância da comissão que elegeu as músicas e a produção”.
Ela ainda reforçou a seriedade do trabalho. “A gente procura fazer que tudo funcione de uma maneira bem profissional, é claro que é importante ganhar o festival, mas o mais importante é se apresentar bem, mostrar para o público a música do intérprete com a banda. Em cada eliminatória procuramos fazer um show”, disse.
Sobre o sentimento para este ano, de acordo com Sérgio, é de que seja o melhor festival: “Há muita expectativa, a união do artista com a música que ele enviou, a gente já se acertou e lá (em Cajazeiras) vamos lapidar a música de cada um, terão os ensaios, que consiste em duas passadas com cada música, e o ensaio geral, na sexta (1ª eliminatória) e outro no sábado (2ª eliminatória). Com a volta das políticas públicas, incentivo à cultura, estamos todos vibrando com esse novo festival”, completou.
Nesta 6ª edição, além das homenagens a Zé do Norte, a banda recebeu o nome “Banda Glauco Andreza”, em referência ao baterista e integrante da Banda Base do Festival, que faleceu este ano. Gilson Machado, que ocupou o lugar de Glauco, já vinha integrando a banda desde o ano passado e trabalhando em conjunto com ele.