Notícias

Abertas as inscrições para III Festival de Música da Paraíba

publicado: 20/02/2020 15h45, última modificação: 20/02/2020 16h30

A terceira edição do Festival de Música da Paraíba está com as inscrições abertas a partir desta quinta-feira (20). O evento, que vem marcando o calendário do Estado, com foco nos trabalhos autorais dos artistas residentes na Paraíba, seguirá com as inscrições até o dia 19 de março. Este ano, o Festival homenageia o artista paraibano Severino Dias de Oliveira, mais conhecido como Sivuca. O formulário das inscrições e o edital estão disponíveis no site do evento www.festivaldemusica.pb.gov.br/As músicas selecionadas serão divulgadas no dia 02 de abril. 

O Festival é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Comunicação - EPC, Secretaria Institucional de Comunicação - Secom e Fundação Espaço Cultural – Funesc. Para participar, é preciso que o artista comprove que é residente na Paraíba e tenha idade acima de 14 anos, com música autoral inédita. No momento da inscrição, o participante deve declarar e se responsabilizar pelo ineditismo da obra, tanto em relação à letra, quanto à música. 

É necessário baixar e preencher o formulário, contendo também as informações de conta bancária, comprovante de residência atualizado, gravação da música devidamente identificada com o nome do artista, letra da música, declaração de música autoral, anexada ao formulário. Em caso de menor de 18 anos, precisa de declaração de autorização dos pais ou responsáveis.

A primeira eliminatória está prevista para o dia 29 de maio, na cidade de Itabaiana e a segunda, no dia 5 de junho, em Patos. Já a grande final deve ser realizada em João Pessoa, no dia 20 de junho. O primeiro sorteio da ordem de apresentação na primeira eliminatória será dia 7 de abril, ao vivo, no Programa 'Tabajara em Revista', na Rádio Tabajara FM 105,5.

O governo do Estado decretou 2020, o Ano Cultural Mestre Sivuca, período em que todos os órgãos e eventos públicos devem promover homenagens ao artista paraibano. Nascido em 26 de maio de 1930, em Itabaiana, agreste paraibano, Sivuca foi um multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor brasileiro. 

O primeiro Festival de música do Estado aconteceu em 2018 e homenageou a tocadora de pífano, Zabé da Loca. No ano passado, o homenageado foi o 'rei do ritmo' Jackson do Pandeiro. Criado com o intuito de reconhecer e divulgar a Cultura da música paraibana, o festival surgiu da necessidade de um projeto que revelasse e estimulasse novos talentos por todo o território estadual.