Notícias

‘Funesc na Rede’ exibe trechos de concerto com Tchaikovsky

publicado: 21/07/2020 15h12, última modificação: 21/07/2020 15h12

Obra do período romântico do compositor erudito Tchaikovsky é um dos destaques desta semana na programação online ‘Funesc na Rede’. O trecho a ser exibido, nesta quinta-feira (23), às 20h, foi extraído do concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba realizado em 8 de novembro de 2018, com regência do maestro, compositor e pianista paulista Luís Gustavo Petri, fundador e regente titular da Sinfônica de Santos. A apresentação tem solo do violinista pessoense Thiago Formiga. A exibição será pelo canal da Funesc no Youtube (clique aqui no link).

O trecho tem duração de 39 minutos com a execução do “Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 35”, do compositor romântico russo Peter Ilyich Tchaikovsky (1840-1893), que, pelo vigor e criatividade de sua obra, se transformou em dos mais populares e reconhecidos autores da música clássica de todos os tempos.

“O concerto de violino de Tchaikovsky, que é um dos pilares da história do concerto para violino, talvez seja um dos mais tocados no mundo. É uma peça emocionante, uma peça que dificilmente quem ouve da primeira vez não se apaixona, e eu tenho certeza que isso não vai ser diferente nesse concerto na Paraíba”, disse o regente Luís Gustavo Petri.

Concertos online - Com a pandemia da Covid-19, veio a necessidade de isolamento domiciliar e os concertos das orquestras (profissional e Jovem) foram temporariamente suspensos. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov) compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada ‘Funesc na Rede’.

Serviço:

Orquestra Sinfônica da Paraíba – Obra de Tchaikovsky

Concerto realizado em 08/11 de 2018

Regência: Maestro Luís Gustavo Petri / Solista: Thiago Formiga (violino)

Quinta - 23/07 - 20h

TV Funesc: www.youtube.com.br/funescpbgov

registrado em: