Notícias
‘Conversa com Governador’ anuncia chegada novas doses
Na ‘Conversa com o Governador’ desta segunda-feira (8), João Azevêdo anunciou a liberação de mais 8.600 milhões de doses de vacina no dia 23 de fevereiro para os estados brasileiros, além de mais 8.500 milhões da Coronavac para o início de março, produzidas no Instituto Butantan, em São Paulo. Neste domingo, o estado recebeu um novo lote de 56.200 doses da vacina. Continuam sendo vacinados os profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos.
João começou falando da entrega da nova sede do Procon Estadual hoje, na Capital, um investimento de mais de R$ 2,4 milhões, entre os ambientes contemplados estão o Auditório com capacidade para 97 pessoas, Gerência, Triagem, Sala de Mediação, Copa, Elevador e Estacionamento. As melhorias esperadas com a inauguração da Nova Sede do Procon Estadual, serão um maior conforto e qualidade no atendimento à população.
Entre os outros assuntos abordados no programa estava a reunião entre governadores e representantes da embaixada da china, na última sexta-feira, dia 5. A Reunião do Fórum de Governadores do Brasil com representantes da Embaixada da China discutiu um possível estabelecimento de cronograma de entrega do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) nos próximos meses para a produção de vacinas nos Institutos Butantan e Fiocruz.
De acordo com o governador, isso vai permitir aos estados um melhor planejamento para a distribuição dos imunizantes. Além dos governadores, participaram da reunião remota, o embaixador Yang Wanming; e os ministros conselheiros QuYuhui e Li Qi.
João ressaltou a preocupação de todos os gestores com o cronograma da vacinação e pontuou a receptividade dos chineses em atender a essas demandas. “Há um compromisso claro de atendimento. No último dia 3 de fevereiro chegou uma quantidade desses insumos para o Butantan, que iniciou a produção, permitindo que no dia 23 de fevereiro o Brasil tenha acesso a mais 8.600 milhões doses de vacina”, disse.
Segundo João, no próximo dia 10 chegará mais uma quantidade de insumos da empresa chinesa, que permitirá a produção de mais 8.500 milhões de doses a serem disponibilizadas no início de março. Ele ainda anunciou que a Fiocruz, que vai produzir a vacina de Oxford, também destinará lotes para a Paraíba. Na reunião ainda foi possível identificar mais um fabricante chinês, que também poderá ser disponibilizado aqui no Brasil.
Chegou à Paraíba, ontem, um novo lote de 56.200 doses da vacina Coronavac. Os grupos a serem vacinados com essas doses são os profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos. Com este lote, a Paraíba totaliza o recebimento de 223.680 doses do Ministério da Saúde. O Estado contabiliza 67.114 doses de vacinas aplicadas até o momento. De acordo uma determinação do Ministério da Saúde, 6% dessas doses continuem sendo aplicadas em profissionais de saúde e já começar a vacinação das faixas etárias mais vulneráveis às complicações da Covid 19.
Neste domingo, a Paraíba acolheu novos pacientes do Estado do Amazonas. Os 15 pacientes foram transferidos do estado do Amazonas, que enfrenta um grave colapso em sua rede hospitalar. O Lacen-PB está atuando, fortemente, no estudo das amostras do SWAB (cotonete), de todos os pacientes do Amazonas, que chegaram à Paraíba.
Ainda participou do programa ao vivo, o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama. A equipe do Cooperar está elaborando o Plano de Implementação 2021 do PB Rural Sustentável. A implementação do PB Rural Sustentável, visa de forma sistemática, atender as demandas dos beneficiários da primeira chamada Pública realizada em 2020, relativa ao Acesso a Água e Passagens Molhadas.
E, por fim, o governador chamou a população para aderir à Campanha ‘Abra a Torneira da Bondade e dê um Banho de Solidariedade’. O objetivo é arrecadar recursos em prol do Hospital Napoleão Laureado, através de doações nas contas de água da Cagepa. Para doar, o cliente da Cagepa pode aderir à campanha autorizando doações na conta da Cagepa por meio do teleatendimento Cagepa 115; pelo e-mail doar@cagepa.pb.gov.br; ou pelo WhatsApp Cagepa 98198-4495. Em 2019, foi firmado um convênio que autoriza o repasse de R$ 4,2 milhões por ano para o Hospital Napoleão Laureano.
Confira esses e todos os outros assuntos apresentados no programa completo de hoje, acessando o link abaixo: