Sumé se prepara para receber eliminatórias do 7º Festival de Música da Paraíba

publicado: 20/02/2024 19h29, última modificação: 20/02/2024 19h30

Reunião em Sumé

A região do Cariri foi a primeira “casa” do Festival de Música da Paraíba, lá em 2018, na 1ª edição do evento.

Na ocasião, Monteiro recebeu as eliminatórias daquele ano, que homenageava a ilustre Zabé da Loca, pernambucana, radicada na região.

Agora, outra cidade pólo local vai ser palco da maior festa da música paraibana.

Sumé, terra de Zé Marcolino, está confirmada como sede das eliminatórias do 7º Festival de Música da Paraíba, a se realizar nos dias 31 de maio e 01 de junho, na Praça principal da cidade.

Zé Marcolino, caririzeiro de nascença, autor de clássicos máximos do forró como Sala de Reboco e Quero Chá, dentre tantas, é o homenageado deste ano, ao lado de Cátia de França, que inaugurará o formato de homenagem em vida no festival.

Nesta segunda-feira uma “força-tarefa” da Funesc e EPC, realizadoras do evento, realizou uma visita técnica a Sumé para definir últimos detalhes operacionais, logísticos e de divulgação
local.

A diretora- presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez e a presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Bia Cagliani foram recebidas pelo prefeito Eden Duarte, onde se definiu apoio local estrutural a festa. Além de locais para ensaios, área de suporte durante as apresentações, também foram estabelecidas parcerias em segurança, setor técnico etc.

A prefeitura, que já trabalha na valorização destes símbolos culturais locais, como com a criação e manutenção do Memorial São Thomé dos Sucurus, entende o Festival como uma vitrine estadual e nacional para as tradições, belezas e riquezas locais.

O Prefeito Éden Duarte destacou a representatividade de Zé Marcolino para os sumeenses e todo o Cariri, ao eternizar em versos os costumes locais imortalizado em vozes como Luiz Gonzaga, Flávio José, Santana etc.

A cidade “espalha” o seu filho ilustre por todos os cantos. Ele dá nome a praça, Festival cultural local e até bairro com ruas nomeadas com canções do compositor.

Para Naná Garcez, diretora-presidente da EPC, além de revelar novos talentos, dar visibilidade, apresentar a um público maior, estes grandes nomes do cancioneiro paraibano é o
grande objetivo de um evento desta natureza. Já Bia Cagliani destacou a diversidade rítmica que habita o solo paraibano e é contemplada na representação do Festival, “do regional ao rock, passando pelo rap, reggae etc”. Uma riqueza musical, tipicamente paraibana.

Após a reunião administrativa, foi concedida uma entrevista de divulgação do evento na 95 FM, sob condução da radialista Jaqueline Oliveira.

Sobre o festival: O 7º Festival de Música da Paraíba distribui 30 mil reais em prêmios, divididos em 5 categorias (1º, 2º e 3º lugares, Melhor Intérprete e Escolha popular - votação pela internet). As inscrições estão abertas até o dia 06 de março e todas as informações e critérios podem ser conferidas no edital. A grande final ocorrerá no dia 08 de junho, no Teatro de Arena do Espaço Cultural, em João Pessoa.