O III Festival de Música da Paraíba está de volta

publicado: 23/09/2020 16h07, última modificação: 24/09/2020 08h54

A terceira edição do Festival de Música da Paraíba está de volta e acontecerá entre os dias 4 e 6 de dezembro. Essa retomada e todas as atualizações para a realização do evento, deste ano, foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (23). Este ano, o Festival homenageia o compositor e instrumentista paraibano Mestre Sivuca. As premiações somam um total de R$ 20 mil. Além das três canções vencedoras, será premiado (a) o (a) melhor intérprete.

O evento, que aconteceria no primeiro semestre de 2020, foi suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus, mas as inscrições foram realizadas, entre 20 de fevereiro e 19 de março. Esta retomada será possível seguindo todos os protocolos de segurança. O acesso ao local será restrito aos músicos, aos jurados e aos organizadores do festival. Entre as principais mudanças está a sua realização sem a presença de público nas apresentações.

De hoje, 23 de setembro, até o dia 21 de outubro, acontece a etapa de curadoria do festival. A comissão de curadores é composta por três profissionais com notório saber para selecionar, dentre cerca de 150 músicas inscritas, as 30 que vão participar efetivamente do festival.

O resultado das músicas selecionadas sairá em 21 de outubro e no dia 23 será feito o sorteio da ordem das apresentações. Serão 15 músicas apresentadas em cada um dos dias de eliminatória. Apenas 14 delas serão classificadas para a disputa da premiação final.

Apresentações - Os dois primeiros dias do festival (4 e 5) serão destinados para as eliminatórias das canções autorias e inéditas. No terceiro dia, 6 de dezembro, será a grande final. As apresentações vão acontecer no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, com transmissão ao vivo pela Rádio Tabajara FM 105,5 e AM 1.110.

Premiações - O compositor da música vencedora leva R$ 10 mil, o segundo colocado leva R$ 5 mil e o terceiro lugar será premiado com o valor de R$ 3 mil reais. O melhor intérprete receberá o prêmio de R$ 2 mil. Um álbum da final será produzido e disponibilizado online no site do festival.

Mudança - No Festival de Música da Paraíba 2020 não será permitida a participação do vencedor do concurso da edição imediatamente anterior.

Realização - O Festival de Música da Paraíba é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Comunicação - EPC, Secretaria Institucional de Comunicação - Secom e Fundação Espaço Cultural – Funesc. A competição permite que os artistas que residem no Estado, com idade acima de 14 anos e com música autoral inédita tenham a oportunidade de participar da competição.

Homenageado - O governo do Estado decretou 2020, o ‘Ano Cultural Mestre Sivuca’, período em que todos os órgãos e eventos públicos devem promover homenagens ao artista paraibano. O homenageado desta edição fez sucesso com seus arranjos que disseminaram a cultura nordestina pelo mundo. Nascido em 26 de maio de 1930, em Itabaiana, agreste do Estado, Severino Dias de Oliveira - Sivuca - faleceu no dia 14 de dezembro de 2006, em João Pessoa – PB.

Confira o Diário Oficial de Estado com mais informações (atualizado do dia 24/09/20).