Apresentação
É tempo de Festival de Música da Paraíba!
O maior espaço para revelação e exposição de compositores e cantores do estado, já chegou a sua sétima edição.
O projeto, um dos formatos únicos no cenário brasileiro atual, resgata os princípios dos grandes festivais, que movimentaram a cena musical brasileira em décadas de ouro da produção musical nacional, quando emergiram grandes nomes da Música Popular Brasileira.
Aqui na Paraíba o reflexo não é diferente.
Vários talentos da “nova safra” aparecendo para um público maior e alguns “veteranos” se reafirmando, ampliando alcance de público.
Do desbravador Chico Limeira, primeiro vencedor do Festival, a irrequieta Bixarte, multiartista, ganhando o mundo além divisas paraibanas.
Teve o grito contumaz, cortante de João Carlos Jr. O coco resgatado pela jovem Bianca Costa, o manifesto feminista de Priscilla Cler e por aí vai.
E mais, muito mais. Apenas nas seis edições anteriores já foram mais de 1.200 canções inscritas.
Músicas inéditas que geraram mais de 180 apresentações ao vivo.
O Festival de Música da Paraíba é a junção de duas “expertises” em promoção da cultura paraibana: A Rádio Tabajara (histórica parceira da produção cultural paraibana, com programação de quase 50% de exibição de músicas locais, além de vários projetos na área) e a FUNESC (maior e principal espáço de cultura do estado, com programações grandes e permanentes de eventos em homenagem a paraibanos ilustres).
À EPC e FUNESC se junta a Secretaria de Comunicação Institucional, na realização do 7º Festival de Música da Paraíba.
As inscrições estão abertas do dia 6 de fevereiro até o dia 6 de março de 2024 e são feitas exclusivamente na página oficial do evento: www.radiotabajara.pb.gov.br/festivaldemusica.
Serão 30 canções selecionadas para as duas eliminatórias, sendo aceitas exclusivamente composições inéditas, sem gravação, ou registro de exibição anterior.
A premiação soma 30 mil reais e contempla cinco modalidades entre Primeiro, Segundo e Terceiros lugares, Melhor Intérprete e Voto Popular.
A grande novidade para este ano será a dupla homenagem. Se nas edições anteriores sempre se dedicou o Festival a um grande artista pos-mortem, nesta soma-se a uma homenagem “em vida”.
Zé Marcolino, autor de clássicos como “Sala de Rêboco” e Cátia de França serão os homenageados nesta 7ª edição.
Aqui, neste site, você pode ter acesso ao edital e todas as normas e os procedimentos para a participação no 7º Festival de Música da Paraíba.