Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Terça: Painel Funesc debate ‘Jornalismo e literatura’
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Terça: Painel Funesc debate ‘Jornalismo e literatura’

Notícias

Terça: Painel Funesc debate ‘Jornalismo e literatura’

Nesta terça-feira (4), às 19h, a TV Funesc (youtube.com/funescpbgov) vai transmitir, ao vivo, mais uma edição do Painel Funesc. O tema será 'Jornalismo e Literatura: a sedução da palavra', com mediação do jornalista Jãmarrí Nogueira. Entre os debatedores convidados estão os jornalistas e escritores Linaldo Guedes, Phelipe Caldas e Tiago Germano.

Linaldo Guedes - Nascido em Cajazeiras, o jornalista, escritor e poeta paraibano Linaldo Guedes publicou em 1998 seu primeiro livro: ‘Os zumbis também escutam blues e outros poemas’. Também publicou ‘Singular e plural na poesia de Augusto dos Anjos’ e co-organizou o ‘Correio das Artes - 50 anos’. Seu nome está incluído como verbete na Enciclopédia de Literatura Brasileira, organizada por Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa.

Linaldo tem experiência de três décadas como jornalista, tendo passado pelas redações de jornais importantes como A União, onde foi editor do Correio das Artes. Também são livros de Linaldo 'O Nirvana do EU: Os diálogos entre a poesia de Augusto dos Anjos e a doutrina budista', ‘Tara e outros otimismos’ e ‘Receitas de como se tornar um bom escritor’.

Phelipe Caldas - Jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Antropologia também pela UFPB, Phelipe Caldas é doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (SP). “Sobreviventes: contos sobre uma pandemia que parou o mundo” é seu quarto livro, o primeiro produzido de forma completamente independente e publicado em e-book.

Antes, Phelipe Caldas já havia publicado em formato impresso ‘Academias de Bambu: boêmia e intelectualidade nas mesas de bar’ (resultado de pesquisa acadêmica na UFPB), ‘Além do Futebol: paixões, dores e memórias sobre um jogo de bola’ e ‘O menino que queria jogar futebol: uma história de fé e superação’.  Como jornalista, foi editor geral do jornal A União.

Tiago Germano – Jornalista e escritor, Tiago Germano é autor do romance ‘A mulher faminta’, ‘O que pesa no Norte’ e do volume de crônicas ‘Demônios domésticos”, indicado ao Prêmio Jabuti. Tiago está com um novo livro pronto para ser publicado: ‘Catálogo de pequenas espécies’, que reúne 23 contos. Como jornalista Tiago se destacou como integrante do caderno cultural do Jornal da Paraíba.

Mestre e doutor em escrita criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), foi bolsista do Programa de Internacionalização da CAPES na School of Literature, Drama and Creative Writing da Universidade de East Anglia (UEA), em Norwich (Inglaterra), por onde já passaram escritores como Ian McEwan e Kazuo Ishiguro.

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras. 

Serviço:

Painel Funesc

Terça feira – 04/05/2021 - às 19h

Tema: 'Jornalismo e Literatura: a sedução da palavra'

Convidados: Linaldo Guedes, Phelipe Caldas e Tiago Germano (jornalistas e escritores)

Mediador: Jãmarrí Nogueira (jornalista)

Transmissão: YouTube (youtube.com/funescpbgov

registrado em: