Notícias

Funesc exibe vídeos do projeto ‘Meu Espaço' semanalmente

publicado: 05/05/2020 15h57, última modificação: 05/05/2020 16h00

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passa a exibir, a partir desta quarta-feira (6), às 17h, a primeira parte da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar.

Os vídeos do Meu Espaço são exibidos por meio do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais, com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h.  São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos.

A semana inicial do Meu Espaço traz, logo na quarta-feira (6), um minicurso de escrita criativa de Bruno Ribeiro. Em seguida, será exibido o curta ‘Isolamento rural’, dirigido por Leonardo Gonçalves. Em seguida, entra em cena o monólogo Suçuarana, com Thardelly Lima. Finalizando o primeiro dia de exibições, a poesia falada ocupa o palco virtual e traz ‘Transicionando’, com Bixarte.

Na sexta-feira (8), a programação exibe ‘Retrato feminino ilustrado: da Aquarela para a Pintura Digital’, pela artista visual Thaynha. A cultura popular entra em cartaz com Minervina Ferreira e ‘Desafios da Atualidade’. O artista circense Allan Barros assume o palco virtual com ‘TrupeÇando na Casa de Mainha’. Também será exibido o vídeo ‘Quadrinhos e Literatura: Diálogos Constantes’, com Marcelo Soares. A música fica por conta de Lucas Truta com o vídeo ‘Truta em Isolamento – Ansiaudades’.

No domingo (10), a programação é mais voltada para crianças. Haverá exibição da videoaula de Breaking Kids com Rodrigo Aranha. Serão dois vídeos de contação de histórias: ‘Contações Encantadas’, com Joelson Pereira e ‘A Onça e o Bode Cantada Por Cantos da Carochinha’, com Arly Arnaud. Na sequência, dois curtas para despertar o interesse do público infantil: ‘Yá, me conte histórias’, dirigido por Carine Fiuza, além de ‘E Agora, Aninha?’, de Bruna Campos. Para fechar, ‘A Arte de Viver Do Circo’, com Luana Iranzi.

No total, foram selecionadas mais de 100 de propostas artísticas nas áreas de contação de histórias, circo, teatro, dança, literatura, HQ, música, culturas populares, artes visuais, poesia falada e cinema. Os projetos selecionados vão receber um apoio de R$ 1 mil cada. As informações sobre o restante do cronograma de apresentações serão divulgadas semanalmente.