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Dia das Mães: foco das vendas estão nas redes sociais

publicado: 06/05/2020 15h48, última modificação: 06/05/2020 15h49

Faltando menos de uma semana para o Dia das Mães, uma das principais datas comemorativas para o Varejo nacional em termos de faturamento, empreendedores locais estão buscando alternativas para garantir a venda dos seus produtos e serviços mesmo durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), que exige o isolamento social para conter a disseminação da doença. Uso de redes sociais e parcerias para divulgação de produtos são sugestões do Sebrae Paraíba para os donos de pequenos negócios enfrentarem o período da melhor maneira possível.

A empreendedora Patrícia Clerot, da Monels Cosméticos e Salão de Beleza, contou que, normalmente, cria estratégias para aproveitar o Dia das Mães. No entanto, devido às recomendações de distanciamento social, foi preciso se reinventar neste período. “Estamos fazendo parcerias com loja de bijuterias e academia de ginástica para divulgação de sorteio para a data comemorativa. Além disso, estamos divulgando kits de produtos e pacotes de serviços, já que somos uma loja de cosméticos e salão de beleza”, afirmou.

Foi criado, também, o cartão presente nos valores R$ 50,00, R$ 100,00, R$ 150,00 ou R$ 200,00, que poderão ser trocados por produtos ou serviços posteriormente. Ainda, ela salientou que está divulgando seus produtos e serviços através do Instagram e Whatsapp, inclusive por meio de parceria com uma influencer digital. “Além destas ações de parcerias para divulgação, passamos a adotar a entrega em domicílio. Ao fazermos as postagens dos produtos, acabamos nos dando conta de que estávamos publicando soluções. Então, passamos a investir em postagens de consultoria, e não simplesmente de vitrine de produtos. Isso deu tão certo que manteremos, também, no pós-isolamento”, destacou Patrícia Clerot.

Para quem prefere presentear a mãe com acessórios, a marca paraibana Soé desenvolveu uma campanha específica para a data comemorativa, com grande diversidade de modelos. A principal estratégia adotada, segundo explicou a empreendedora Ellyka Gomes, foi criar um catálogo com as fotos das peças em estoque e oferecer frete grátis para os bairros de João Pessoa. Para ela e a sócia Maria Lívia Cunha, comodidade e entrega são dois aspectos que os consumidores estão levando em consideração neste momento.

“Além disso, programamos uma série de stories para serem publicados ao longo da semana. A ideia é despertar em nossas seguidoras o presente autêntico, com significado e valor. Na campanha para o Dia das Mães, decidimos ressaltar a importância das relações. Todos, de alguma forma, estão sendo afetados emocionalmente pela pandemia. O simples ato de apertar a mão faz falta, mas estamos conscientes de que é necessário por um bem maior”, contou Ellyka Gomes, acrescentando que a próxima coleção a ser trabalhada seria voltada ao São João, mas, em virtude do cancelamento da festa, o planejamento foi revisto. “A campanha para o Dia das Mães já estava no planejamento, mas tivemos que nos adaptar para a realidade do isolamento social e vender apenas por meio das redes sociais”, disse.

Redes sociais – A analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, lembrou que, embora alguns setores estejam passando por um momento difícil nas vendas, outras atividades estão conseguindo obter êxito. “O que é interessante nesse período no qual as pessoas estão em isolamento social é utilizar estratégias de divulgação e entrega do produto. As melhores ferramentas para isso são as mídias sociais e aplicativos de conversa, que tornam o atendimento mais rápido e possibilitam a associação entre criatividade e inovação. Firmar parcerias para auxiliar na divulgação de produtos também é uma boa estratégia neste momento”, recomendou.

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