Até sexta: Inscrições para Novembro das Artes Visuais

publicado: 07/11/2019 13h10, última modificação: 07/11/2019 13h19
teatro funesc pb 1.jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) encerra nesta sexta-feira (9), o prazo para envio de propostas de apresentações na área de artes visuais. Os projetos selecionados integrarão a programação do “Panapaná – Novembro das Artes Visuais 2019”, que ocorrerá de 23 a 30 de novembro em João Pessoa. Interessados em participar devem enviar o material previsto no edital junto com o formulário de inscrição por e-mail.

Serão selecionadas três propostas em artes visuais para ocupação da Galeria de Arte Archidy Picado/ Exposição coletiva e Intervenções artísticas a serem realizadas na Praça do Povo do Espaço Cultural e seu entorno. Dentre as propostas, serão selecionadas, no mínimo, duas propostas de artistas paraibanos. Cada participante poderá apresentar propostas em: pintura, graffiti, desenho, gravura, fotografia, arte digital, vídeo, objeto, escultura, instalação, performance e outras.

A inscrição é gratuita e podem se inscrever artistas que tenham realizado no máximo até duas exposições individuais. Serão aceitas para seleção as propostas enviadas exclusivamente para o email novembrodasartesvisuais2019@gmail.com. Não serão aceitas propostas enviadas por fax, correios ou entregues presencialmente. O candidato poderá se inscrever com uma única proposta, para participação presencial do artista no Panapaná - Novembro das Artes Visuais 2019. As fotos e ou plantas dos espaços expositivos estão disponíveis no site: www.funesc.pb.gov.br.

Cada proponente deve apresentar proposta que contemple a ocupação da Galeria de Arte Archidy Picado, prevendo sua ocupação parcial e ocupação integral, bem como proposta de intervenção artística a ser realizada fora da referida Galeria, ou seja, ocupando parte da praça do povo e/ou outros espaços no interior da Funesc. Os artistas poderão ser selecionados para realizar exposição individual ou coletiva e para intervenção artística, cabendo à comissão de seleção definir sobre o que cada artista irá desenvolver, conforme as propostas inscritas.

A comissão de seleção e a curadoria do Panapaná, composta pela Gerência Operacional de Artes Visuais, a Chefia do Núcleo da Galeria de Arte Archidy Picado e um(a) artista ou curador de reconhecida competência no campo das artes visuais, terão autonomia para sugerir ajustes nas propostas inscritas visando atingir o objetivo deste chamamento e do projeto Panapaná - Novembro das Artes Visuais, qual seja: o desenvolvimento de um conjunto de ações artísticas que promovam o diálogo e a interação com o público, bem como a reflexão sobre conceitos intrínsecos à obra de arte, a produção artística contemporânea e a relação do ente humano com o meio onde vive e atua.

Será vedada a participação de funcionários públicos estaduais ou pessoas que tenham qualquer vínculo empregatício ou cargos em órgãos do Governo do Estado da Paraíba. Estão habilitados a participarem deste Edital pessoas físicas, artistas, desde que o projeto apresentado seja voltado às Artes Visuais. Cada participante poderá apresentar propostas em qualquer linguagem das artes visuais.

Os proponentes selecionados receberão em forma de cachê a quantia de R$ 5.000,00 (Cinco mil reais), descontados os impostos previstos em lei, referente à participação em exposição coletiva ou realização de exposição individual à ocorrer na Galeria de Arte Archidy Picado, conforme definição da comissão de seleção.

Inscrições: 11 de outubro a 09 de novembro de 2019

Divulgação do resultado da seleção: Até 14 de novembro de 2019

Período de realização das exposições nos Espaços Expositivos da FUNESC: Segundo semestre de 2019

Local:  Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego: Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho - CEP: 58042-100 - João Pessoa - PB