Rádio Tabajara

Rádio Tabajara: 82 anos de muitas histórias

25 de Janeiro de 2019

Hoje, 25 de Janeiro de 2019, a Rádio Tabajara 1.110AM completa 82 anos. Fundada pelo então governador Argemiro de Figueiredo, a rádio pública do Governo do Estado é a 64ª emissora mais antiga do País e agora faz parte da Empresa Paraibana de Comunicação, junto com o Jornal A União. Sua sede original funcionou na Rua Rodrigues de Aquino com a Praça João Pessoa, de 1937 até meados da década de 1980. Por alguns anos, se instalou em um endereço na Avenida João Machado.

Em nove de agosto de 1985, o governador Wilson Braga inaugurou a sede atual no Corredor da Pedro II, nas imediações da sede do IBAMA. Em 1999, o governador José Maranhão inaugurou a Rádio Tabajara 105,5FM, na gestão do superintendente Rui Leitão.  De 2011 a 2018, as duas emissoras foram administradas por Maria Eduarda Santos, primeira mulher a dirigir a rádio e com a gestão mais duradoura, oito anos na superintendência da Rádio Tabajara. Maria Eduarda Santos, radialista desde os 14 anos, assumiu a direção de Rádio e TV da EPC. Para ela, ter estado na superintendência da Rádio Tabajara nesses últimos oito anos foi um privilégio e, acima de tudo, uma grande missão, que ela considera ter cumprido da melhor forma possível. “Realizamos um trabalho em equipe, cada colaborador tem o seu papel e sua importância para a emissora. Por isso, nós encaramos essa nova etapa que agora se inicia com ainda mais paixão pelo trabalho e responsabilidade com o que está por vir, pois fazemos  parte da construção da história de uma das rádios mais antigas do país”, disse Duda.

O atual Governador do Estado João Azevêdo deu à jornalista Naná Garcez a missão de ser a Diretora Presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), que em decreto já assinado, fundiu a Rádio Tabajara com o Jornal A União. Naná Garcez é formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, e atua como editora da Revista Edificar, além de coordenadora editorial da Supermídia Comunicação, já tendo passado pelas principais redações da Paraíba.

Para a Diretora Presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, a Rádio Tabajara faz parte do cotidiano das pessoas. “É difícil você encontrar uma empresa de 82 anos, ninguém chega nesse nível por tanto tempo se não tiver qualidade”. Naná ainda acrescentou: “A Tabajara cumpre uma importante função cultural porque toca a música Paraibana, a música nacional prioritariamente, ela torna as pessoas mais emotivas com o narrar do futebol, e ela traz a informação de qualidade e credibilidade”.

(Reportagem: Helena Gomes)

 

FacebookTwitterPinterestGoogle+Email

Gostou? Compartilhe: