Tradição e História: Jornal A União completa 126 anos

01 de Fevereiro de 2019

Fundada  no dia 2 de fevereiro de 1893, no governo de Álvaro Lopes Machado, A União é o terceiro jornal mais antigo em circulação no Brasil. É um referencial histórico que, ao longo desses anos, ficou conhecido como ‘a escola do jornalismo paraibano’. No passado, escreveram em suas páginas nomes como Augusto dos Anjos, Orris Soares, Gama e Melo, José Lins do Rego e José Américo de Almeida. Inúmeros jornalistas que passaram por sua redação ocuparam ou ocupam redações de outros jornais da Paraíba e do Brasil.

Os primeiros redatores da ‘União’ foram Gama e Melo (que mais tarde governou o Estado), Joaquim Moreira Lima, Ivo Magno Borges da Fonseca, José Ferreira de Novais Senior, Diogo Velho Sobrinho, Antonio Balthar, João Machado da Silva, Dias Pinto e João Leopoldino Loureiro.

No dia 13 de março de 1940, surgiu o Diário Oficial, e foram quinze anos de convivência, sendo veiculado junto ao Jornal União. O Diário Oficial passou a circular separadamente a partir de 1º de julho de 1955. O matutino prosseguiu sua trajetória e é o quarto mais antigo do País e o primeiro entre os que são impressos no Estado.

Corrente de lutas e desafios

Como a história pode registrar o Jornal A União, ultrapassou a condição de simples jornal para se tornar o único elo da corrente de lutas e desafios travados pelo povo paraibano. Uma marca indelével ligando à vida estadual a partir de Álvaro Machado, passando por Epitácio Pessoa e José Lins do Rego, até chegar aos atuais dias, em que as dificuldades econômicas não conseguem arrefecer nem a esperança, nem a capacidade de luta de seu povo e de seus governantes.

A União segue exercendo sua missão histórica. Acompanhando o movimento cultural e político paraibano, o jornal oficial nada fica a dever aos concorrentes do setor privado, em termos de informação ao leitor, ocupando seu espaço no mercado tendo a imparcialidade, a objetividade e, de forma destacada, a prestação de serviços como marcas para o seu público leitor.

Em Janeiro de 2013, o Jornal A União passou por mudança na informatização de setores, como o de Artes, pela aquisição de modernos equipamentos, com um visual diferente: um novo projeto gráfico. Ainda na gestão do governador Ricardo Coutinho, no dia 30 de Outubro de 2017, inaugurou na sede do Jornal A União, a Sala de Imprensa Braille de tecnologia avançada que permitiu o acesso à informação para cerca de oito mil deficientes visuais da Paraíba. Foi uma ação pioneira no país.

Passados esses 126 anos de existência, o jornal oficial não deixou de estar sintonizado com os avanços, inclusive na área tecnológica, o que o faz ser encarado como um órgão tradicional e, mais que isso, patrimônio cultural da sociedade, o jornal é um grande veículo de comunicação que, ao longo de sua história, mantém acesa a chama de sua vocação educativa, informativa e cultural.

A diretora de mídia impressa do Jornal A União Albiege Fernandes, é Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba, já foi editora e produtora da Rádio Tabajara nos anos de 1994 até 2004, em 1995 a 1996 foi Assessora de Comunicação da Funesc, no mesmo ano também foi repórter e produtora da TV Cabo Branco.

Para Albiege Fernandes a União agora como parte integrante da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), passa por um novo momento que permitirá exercer o Jornalismo de forma mais ampla com a mesma credibilidade conquistada durante esses 126 anos de existência. “A União tem essa áurea de ser a primeira escola do jornalismo, agora com a fusão do Jornal com a Rádio Tabajara e o nascimento da EPC é um novo desafio, e isso está me instigando bastante, estou muito satisfeita na posição que estou”, afirmou.

O atual Governador do Estado João Azevêdo, nomeou Naná Garcez como Diretora Presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), que em decreto já assinado, fundiu a Rádio Tabajara com o Jornal A União. Naná Garcez é formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, e atua como editora da Revista Edificar além de coordenadora editorial da Supermídia Comunicação, já tendo passado por diversas redações da Paraíba.